02/09/2022
Dicas para escolher tinta de parede corretamente - Parte 1

Das melhores dicas para escolher tinta: Conheça os tipos disponíveis
Desde a tinta com cheiro, até a sem cheiro, antimofo e com ação antibactericida, várias são as alternativas em relação aos tipos de tintas encontradas no mercado de construção e reformas.
Mas, tão importante quanto saber os tipos de tinta, é identificar qual ambiente você irá aplicá-la. Ou seja, a tinta será usada na parte interior ou exterior do imóvel?
Por mais que a tinta para área externa também possa ser usada na área interna, o contrário não dará bons resultados.
Além disso, é importante termos em mente que há tintas produzidas especificamente para banheiros e cozinhas. São tintas que permitem a pintura sobre o azulejo, sem o risco de descascar, por exemplo.
Alguns tipos de tintas comuns são:
- Acrílicas: para pinturas em geral, em áreas internas e externas. Possui 3 tipos de acabamento: fosco, semibrilho e acetinada. Permite pintura em cerâmica porosa, cimentados, tijolo, alvenaria, gesso, reboco com cal, concreto.
- Látex ou PVA: com acabamento fosco, indicada para área interna. Permite aplicação em alvenaria, gesso e madeira.
- Óleo: acabamento fosco ou brilhante, tinta impermeável mais usada em móveis, portas e janelas , em materiais de madeira, ferro ou aço.
- Esmalte: resistente à chuva, tem acabamentos fosco, alto brilho ou acetinado. Ideal para superfícies de madeira ou metal, em áreas externas.
- Verniz: para madeira, cria uma capa de proteção.
- Epóxi: para resistir a ação do tempo, precisa de uma boa técnica para aplicação, sendo indicada para pisos, azulejos e fibra de vidro.